Pela segunda noite consecutiva, quase 600 moradores de rua são acolhidos em Porto Alegre

Continuidade do trabalho no Ginásio Tesourinha será reavaliada à tarde

Maior parte dos moradores de rua passou a noite nas unidades da rede permanente. Foto: Pedro Piegas/PMPA

A segunda noite da operação especial de acolhimento da Prefeitura de Porto Alegre, que abriu as portas do Ginásio Tesourinha em razão da queda brusca na temperatura da cidade, teve números similares aos da primeira. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) da Capital, 590 pessoas em situação de rua passaram a noite em um dos espaços oferecidos pelo Poder Público na madrugada desta quinta-feira (19).

O número representa um aumento de 3,7% em relação à noite anterior, quando foram 568 acolhidos. Ainda conforme a prefeitura, a rede permanente de atendimento – composta de albergues e pousadas – deu conta da maior parte da demanda. Foi registrada a passagem de 302 pessoas em situação de rua por pousadas, 240 em albergues, enquanto o Ginásio Tesourinha recebeu 48. O espaço em questão tem capacidade para acolher 100.

Assim como ocorreu após a passagem da tempestade Yakecan pela costa do Rio Grande do Sul, a prefeitura de Porto Alegre vai reavaliar a necessidade de manter o Tesourinha aberto para este fim. Inicialmente, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tinha se preparado para atuar no local até hoje. A continuidade da campanha depende da demanda e, também, da capacidade de atendimento.

Centros POP

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), as pessoas vulneráveis seguem contando com os chamados Centros POP, em horário comercial, para refeições, higiene pessoal e encaminhamento a serviços municipais. Os pontos de acolhimento ficam nos bairros Santana (Av. João Pessoa, 2.384), Floresta (Rua Gaspar Martins, 114/120 e Rua Santo Antônio, 64) e Navegantes (Av. França, 496).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile