Grêmio tenta retornar ao G-4 da Série B diante do Criciúma

Tricolor perdeu para o Cruzeiro e empatou com o Ituano nas duas últimas rodadas fora de casa

Roger Machado está pressionado no comando técnico do Grêmio | Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / CP

Grêmio voltou a ter uma semana cheia de jogos, algo que não fazia parte da rotina tricolor desde o Gauchão. Após pousar em Porto Alegre no final da tarde de terça-feira, o time do técnico Roger Machado teve apenas a tarde de quarta-feira para se preparar para o confronto desta quinta-feira à noite, contra o Criciúma, às 19h, na Arena, pela oitava rodada da Série B.

Contando com a presença estimada de cerca de 9 mil torcedores, o clube trata a vitória como uma obrigação. Se conquistar os três pontos, pode passar a noite dentro do G-4, já que para confirmar a colocação de fato, dependerá do final da rodada, que vai até domingo.

Para o jogo contra o time catarinense, o treinador tricolor novamente terá que administrar uma baixa na defesa. O lateral-direito Rodrigo Ferreira, que saiu de campo aos 20 minutos do primeiro tempo contra o Ituano, foi submetido a um exame de imagem que constatou lesão de grau 2 no músculo posterior da coxa esquerda. De acordo com o departamento médico do Grêmio, o jogador já iniciou tratamento com a fisioterapia e tem previsão de retorno estimada entre três e quatro semanas. Desta forma, ele será ausência nas próximas seis rodadas.

O zagueiro Rodrigues, recuperado de uma gripe que o tirou da partida no interior paulista, entrará naturalmente na vaga. O experiente lateral Edílson vem evoluindo em sua recuperação de uma lesão muscular na coxa, mas não participou de nenhum treino com bola junto do grupo desde então. Por isso, ficou fora da lista de relacionados para o jogo outra vez.

No meio-campo, a dúvida para a partida desta quinta-feira permanece a mesma da última semana: Lucas Silva ou Gabriel Silva. Apesar de a amostragem como titular não ter sido positiva na última segunda-feira, o jovem meia pode ganhar mais uma oportunidade na equipe. Por outro lado, Campaz, que entrou na vaga de Gabriel em Itu, também é cotado para a vaga.

O treinador pode fazer ainda mais uma alteração, no ataque. Apesar de serem dois homens de referência, Elkeson e Diego Souza podem começar a partida juntos nesta quinta-feira, na Arena. O primeiro entrou na vaga de Elias no último jogo e agregou qualidade fazendo a dupla com o camisa 29. A possibilidade, inclusive, não foi descartada por Roger na coletiva pós-jogo, quando revelou que se agradou do que viu no segundo tempo, quando os dois atuaram juntos. O técnico ainda elogiou o ganho de mobilidade e profundidade, além de ter ganhado “peso na área”, em alusão à força física dos atletas.

Campeonato Brasileiro Série B – 8ª rodada

Grêmio
Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Bitello, Gabriel Silva (Lucas Silva/Campaz), Gabriel Teixeira e Elias (Elkeson); Diego Souza. Técnico: Roger Machado.

Criciúma
Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Rayan e Marcelo Hermes; Léo Costa, Arilson e Felipe Matheus; Thiago Alagoano, Rafael Bilu e Tiago Marques. Técnico: Cláudio Tencati.

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Wagner Reway (PB)
Data e hora: 19 de maio, quinta-feira, às 19h
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)