Como fazer a declaração de precatórios recebidos em 2021?

Receita orienta contribuintes na entrega do imposto de renda | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal determina que os contribuintes que tenham recebido valores decorrentes de precatórios ou de Requisições de Pequeno Valor (RPV), em 2021, devem informá-los ao Fisco. Esses rendimentos devem ser declarados por serem pagos pelo Poder Público e serem frutos de vitórias de processos judiciais contra órgãos do governo.

Segundo o consultor especialista em Imposto de Renda da IOB, David Soares, a alíquota do IR é de 3% sobre o valor pago e será considerado antecipação do imposto apurado na Declaração de Ajuste Anual, no caso de beneficiário pessoa física, ou deduzido do imposto apurado no encerramento do período de apuração ou na data da extinção, no caso de beneficiário pessoa jurídica.

Existem dois tipos de precatórios, os de origem alimentar, que são gerados por ações judiciais referentes a pensões, aposentadorias, salários e indenizações causadas por morte ou invalidez, e os comuns, que são provenientes de desapropriações de imóveis e terras, tributos ou indenizações por danos morais. Para preencher a declaração é importante ter em mãos o informe de rendimentos referente ao precatório ou RPV. O advogado responsável pelo processo pode ajudar a obter esse documento.

A IOB é uma smart tech que reúne o melhor de dois mundos: conhecimento e tecnologia. Um universo de possibilidades construído por mais de 1 mil colaboradores, que potencializam o dia a dia de mais de 130 mil micro, pequenas, médias e grandes empresas e escritórios de contabilidade.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile