Comissão de Agricultura da AL vai recorrer à bancada gaúcha no Congresso para que governo detalhe Plano Safra

Medida decorre da alta do preço dos insumos e da falta de recursos para financiamento da safra 2022/2023

Decisão foi tomada durante reunião da Comissão de Agricultura da Casa, realizada na manhã desta quinta-feira | Foto: Divulgação/ALRS

Os deputados estaduais que fazem parte da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa decidiram enviar um documento à bancada gaúcha no Congresso Nacional e aos ministérios da Agricultura (Mapa) e da Economia. Com o ofício, a intenção dos parlamentares é solicitar informações e buscar apoio para o próximo Plano Safra.

A medida resultou de uma reunião da Comissão, realizada nesta quinta-feira e conduzida pelo deputado Adolfo Britto (PP), presidente do órgão técnico. Durante o encontro, os deputados gaúchos se mostraram preocupados com a alta do preço dos insumos e a falta de recursos para financiamento da safra 2022/2023.

Conforme Brito, a falta de informações sobre as diretrizes do próximo Plano Safra gera dificuldades aos agricultores e micro empresários do setor, que não conseguem planejar o quando poderão investir.

Já o deputado Zé Nunes (PT) destacou que outro impasse enfrentado pelo setor é relativo ao alto custeio da atividade agrícola na atualidade. Segundo o parlamentar, o setor primário vive um momento dramático com a elevação dos custos de produção e com as taxas de juros praticados pela rede bancária.

Durante a reunião, a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) também informou que vai solicitar uma audiência pública para tratar do problema dos custos dos insumos usados pelo produtor rural.

Além dos três parlamentares, Aloísio Classmann (União), Beto Fantinel (MDB), Capitão Macedo (PL), Dr. Thiago Duarte (União), Elton Weber (PSB), Juvir Costella (MDB), Luiz Marenco (PDT) e Vilmar Zanchin (MDB) também participaram do encontro.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile