Ao menos 92 mil consumidores seguem sem luz no Estado

Somente na área de abrangência da CEEE Equatorial são 86 mil clientes às escuras

Foto: Matheus Piccini/Correio do Povo

Cerca de 92 mil consumidores permanecem sem energia elétrica no Rio Grande do Sul após a passagem do Ciclone Yakecan. O maior volume de clientes às escuras está na área de concessão da CEEE Grupo Equatorial. Na manhã desta quinta-feira são 86 mil clientes afetados, principalmente, nos municípios de Porto Alegre, Pelotas, Viamão, Tramandaí, Guaíba, Rio Grande, Osório, Torres, Alvorada e Santa Vitória do Palmar.

Já na área de concessão da RGE são 6 mil consumidores sem luz. As principais causas das interrupções são danos na rede provocados por galhos e objetos arremessados pelo vento sobre fios e outros equipamentos.

De acordo com a Equatorial, o fenômeno climático atingiu, desde a tarde de terça (17), 67 dos 72 municípios da área de concessão da companhia de energia. No auge do temporal, 325 mil clientes chegaram a ficar sem luz.

É importante ressaltar que o ciclone Yakecan trouxe vários impactos à rede elétrica, incluindo rajadas de ventos de mais de 100 km/h por hora incidência de árvores, galhos e outros objetos sobre a rede de distribuição de energia elétrica, como telhas de casas, causando interrupções e corte em cabos além da derrubada de postes de distribuição. Por isso, os prazos para a solução das ocorrências dependem da complexidade de cada caso. As duas empresas informaram que estão totalmente mobilizadas para normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível.

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