Vereadores e servidores da Câmara terão 14,79% de reajuste em Porto Alegre

Mesa Diretora aprovou aumento, com dois votos contra

Foto: Ederson Nunes/CMPA

A Mesa Diretora da Câmara de Porto Alegre aprovou um aumento salarial de 14,79% para os vereadores e servidores da Casa. Dois parlamentares votaram contra – Matheus Gomes (PSol) e Mari Pimentel (Novo) -, mas foram vencidos pela maioria. Com o aumento, o salário dos parlamentares passa para R$ 16,7 mil.

“Em meio à crise econômica dos trabalhadores foram ampliados os privilégios dos políticos e o distanciamento da Câmara do povo. Além disso, sequer ocorreu debate. Fizeram manobra incluindo o aumento junto da aprovação do reajuste dos servidores de carreira da Casa”, disse Matheus à coluna da jornalista Taline Oppitz, do Correio do Povo.

Já a bancada do Novo emitiu nota em que lamenta a aprovação e critica a quebra de um acordo em torno de um reajuste máximo de 10,06% – valor que corresponde à inflação de 2021. “Conceder um reajuste maior do que 10,06% é inoportuno e contrário ao interesse público, especialmente em uma cidade que recém saiu do vermelho”, pondera a legenda.

No Executivo, o reajuste oferecido aos servidores segue sendo de 10,06%. As negociações com o Sindicato dos Municipários (Simpa) prosseguem.

*Atualizada em 19/05, para o acréscimo de informações repassadas pela bancada do Novo

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile