Quase 600 pessoas em situação de rua são acolhidas no Tesourinha e albergues da Capital

Continuidade do trabalho no Ginásio Tesourinha será reavaliada à tarde

Maior parte dos moradores de rua passou a noite nas unidades da rede permanente. Foto: Pedro Piegas/PMPA

As equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) de Porto Alegre ficaram mobilizadas, ao longo de toda a madrugada desta quarta-feira (18), no acolhimento das pessoas em situação de rua durante a passagem da tempestade Yakecan. Ao todo, 568 cidadãos passaram a noite nos abrigos fornecidos pela prefeitura da Capital – incluindo o Ginásio Tesourinha, aberto excepcionalmente em razão do fenômeno climático.

O espaço, normalmente destinado à prática de esportes, recebeu 46 pessoas. O grupo chegou ao local a partir do final da tarde dessa terça, permanecendo por lá até as 7h. Neste horário, as luzes do ginásio foram acesas para o despertar dos acolhidos, que receberam café da manhã antes de deixar o abrigo. A FASC se preparou para manter o Tesourinha aberto até esta quinta-feira – possibilidade que será reavaliada durante a tarde.

A maior parte das pessoas em situação de rua passou a noite nas unidades da rede permanente oferecida pelo Poder Público – composta por albergues, que receberam 240 pessoas, e pousadas, que tiveram 282 camas ocupadas. O número é acima da média – indicativo de que a população atendeu ao pedido das autoridades, em alerta por conta da previsão de ventania decorrente da tempestade subtropical.

Centros POP

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), as pessoas vulneráveis seguem contando com os chamados Centros POP, em horário comercial, para refeições, higiene pessoal e encaminhamento a serviços municipais. Os pontos de acolhimento ficam nos bairros Santana (Av. João Pessoa, 2.384), Floresta (Rua Gaspar Martins, 114/120 e Rua Santo Antônio, 64) e Navegantes (Av. França, 496).