Moraes dá mais 10 dias de prazo à PF para concluir se Bolsonaro vazou dados do TSE

No começo do mês, ministro já havia determinado entrega do procedimento em 15 dias

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu mais dez dias para que a Polícia Federal elabore um relatório analisando mensagens de um inquérito que apura um suposto vazamento de dados pelo presidente Jair Bolsonaro. No começo deste mês, Moraes havia determinado o procedimento em 15 dias.

O inquérito em questão analisa um fato de agosto de 2021, quando o presidente divulgou, via redes sociais, a íntegra de um inquérito da PF a respeito de um possível ataque ao sistema interno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018. Segundo o próprio tribunal, não houve qualquer risco eleitoral. Porém, a divulgação de Bolsonaro passou a ser investigada após ministros do TSE enviarem uma notícia-crime para apurar o vazamento das informações.

A Polícia Federal investigou o caso e encaminhou as mídias com o material obtido da quebra de sigilo telemático. Alexandre de Moraes solicitou, ainda, um relatório específico da diligência, “essencial para a completa análise dos elementos”, como citou no pedido. A PF vai ter agora até o dia 27, dez dias após o despacho do ministro do STF, para enviar o relatório.

Em despacho da delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro, da Polícia Federal, a investigação apontou que elementos colhidos em diligências comprovaram “atuação direta, voluntária e consciente” de Bolsonaro na violação de sigilo, divulgando informações que haviam sido colocadas em segredo até o fim das apurações.

Já a PGR avaliou que as informações não eram protegidas por sigilo e pediu arquivamento do inquérito contra o presidente. A Corregedoria da PF também concluiu que o inquérito divulgado por Bolsonaro com informações sobre suposto ataque de hackers ao TSE não era coberto pelo sigilo judicial.