Grêmio vive sina de lesões e Rodrigues pode ser improvisado novamente na lateral

Roger não deve ter Rodrigo Ferreira na posição, que saiu sentindo dores na última partida

Zagueiro já foi improvisado no lado direito mais de uma vez | Foto: Renan Jardim / Grêmio FBPA / Divulgação CP

Não bastasse a dura realidade da Série B, o Grêmio de Roger Machado conta agora com mais um possível desfalque para a partida desta quinta-feira, às 19h, na Arena, contra o Criciúma. Rodrigo Ferreira deixou o campo ainda no primeiro tempo contra o Ituano com dores na coxa esquerda e vira dúvida. Pela falta de opções, o zagueiro Rodrigues deve ser improvisado na lateral-direita.

O Tricolor vem convivendo com baixas para o Departamento Médico. Edílson, titular na posição, ainda se recupera de uma lesão muscular há quase 25 dias e treina em separado do elenco no CT Luiz Carvalho – ainda não é possível afirmar que o lateral estará em campo na quinta.

O estrago em Itu poderia ter sido ainda maior. Rodrigues não chegou a viajar com o elenco devido a sintomas gripais. Em Porto Alegre, testou negativo para Covid-19. Na ocasião, Roger foi obrigado a improvisar o volante Mateus Sarará na vaga de Rodrigo. Fecham a lista de baixas os laterais Diogo Barbosa e Leonardo Gomes e também o atacante Ferreira.

Essa não é a primeira vez de Rodrigues na posição. Nas finais do Gauchão contra o Ypiranga, Roger optou pelo jogador ante aos mal desempenho de Orejuela, que foi repassado ao Athletico Paranaense. No último jogo das finais, no dia 2 de abril, o zagueiro foi um dos destaques com um gol e uma assistência – Rodrigues inclusive se colocou à disposição para seguir do lado direito do campo.

“Fiquei feliz ali. O professor me colocou na lateral e vou investir nela. Ele que vai decidir”, disse à época.

Além das posições, o Tricolor agora investe na mudança de paradigma para o restante da temporada. A avaliação do vestiário gremista é de que a equipe precisa amadurecer e compreender o tom da Segunda Divisão. Contra o Ituano, o Grêmio cedeu o empate nos minutos finais, algo que não agradou em nada o treinador.

“A verdade é que não nos adaptamos ao que o jogo estava pedindo e precisamos entender o tom da Segunda Divisão. Às vezes será como se fosse uma Libertadores e por isso os jogadores mais jovens precisam dar mais, enquanto os mais velhos, os mais cascudos, já sabem o que precisam fazer”, afirmou Roger em entrevista coletiva.

O grupo volta ao CT Luiz Carvalho na tarde desta quarta-feira, às 15h30min. Essa será a última atividade para os atletas que não se concentrarem para a partida contra o Criciúma.