RS registra ao menos 200 mil clientes sem luz devido ao ciclone Yakecan

Dos afetados, 182 mil clientes são atendidos pela CEEE Equatorial e 20 mil pela RGE

Foto: Matheus Piccini/Correio do Povo

A população gaúcha sofre, no início da noite desta terça-feira, os primeiros impactos de falta de energia elétrica devido à chegada do ciclone subtropical Yakecan. Às 19h30min, o Rio Grande do Sul tinha ao menos 200 mil clientes sem luz. Desses, 182 mil vivem na área atendida pela CEEE Grupo Equatorial e 20 mil em cidades onde a concessão é da RGE.

As regiões da Campanha, Sul, e Centro-Sul foram as primeiras a apresentarem ocorrências de interrupção no fornecimento de energia. Agora, o fenômeno se desloca para a região Metropolitana e atinge também os litorais Sul e Norte.

Nas regiões atendidas pela CEEE, as cidades mais afetadas até agora foram Porto Alegre, Guaíba, Viamão, Alvorada, Charqueadas, Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel, Eldorado do Sul, Imbé, Mostardas, Tavares, Tramandaí, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Chuí, São José do Norte, Pelotas, São Lourenço do Sul, Bagé e Cerro Grande do Sul.

A empresa ressalta que o prazo para a solução de ocorrências depende da complexidade de cada situação.

Já na região atendida pela RGE, os locais mais afetados foram, até o momento, Canoas, Gravataí e região do Vale dos Sinos.

Conforme a concessionária, o vento forte que atinge o RS desde a tarde causou danos, principalmente devido a galhos e objetos arremessados sobre fios e outros equipamentos da rede elétrica.