Porto Alegre ganha mais 40 leitos pediátricos pelo SUS

São 30 vagas de enfermaria e uma emergência pediátrica com dez leitos de observação

Foto: Rebeca Smarzaro Wachholz/ Divulgação / PMPA

Porto Alegre passou a contar a partir desta terça com mais 40 leitos para crianças pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o município, são 30 vagas de enfermaria e uma emergência pediátrica com dez leitos de observação, ofertadas pelo Hospital Vila Nova, na zona Sul.

A instituição, que até então não oferecia atendimento infantil, criou uma estrutura totalmente nova, com espaços lúdicos para os pacientes. A emergência pediátrica conta com três médicos, um enfermeiro e cinco técnicos de enfermagem por turno. Além dos dez leitos, conta com oito poltronas reclináveis: “Era um sonho antigo. A partir de hoje, os pequenos serão acolhidos com qualidade e profissionalismo”, disse o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal’Molin.

A iniciativa reforça a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com os hospitais da capital para ampliar a capacidade de atendimento em um momento de crescimento de c casos de doenças respiratórias, especialmente entre o público infantil. Com as novas vagas, Porto Alegre já soma 111 leitos abertos ao longo do mês de maio.

Ato de entrega 

Devido aos alertas de ciclone, o ato de entrega dos novos leitos, previsto para ocorrer nesta terça, só ocorre na sexta, às 19h, na sede da Associação Hospitalar Vila Nova, com a presença do prefeito Sebastião Melo e do secretário de saúde, Mauro Sparta. Na ocasião, também serão entregues 33 leitos de saúde mental.

Leitos pediátricos inaugurados ao longo do mês de maio na Capital:

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – entregues em 2 de maio

20 leitos de internação pediátrica, totalizando 50

12 leitos de observação pediátrica, totalizando 20

6 leitos de UTI pediátrica, totalizando 16

Hospital Restinga e Extremo Sul – entregues em 2 de maio

29 leitos de internação pediátrica, totalizando 40

4 leitos de observação pediátrica, totalizando 12

Hospital Vila Nova – entregues em 17 de maio

30 leitos em nova enfermaria pediátrica

10 leitos de observação em nova emergência pediátrica