Abordagens da Operação Inverno começam nesta noite em Porto Alegre

Antecipação da ação acontece em razão da previsão de frio intenso para os próximos dias

Foto: Alex Rocha/PMPA

A partir da noite desta terça-feira (17), equipes da Prefeitura de Porto Alegre estarão nas ruas da Capital fazendo abordagem para encaminhar pessoas em situação de rua para albergues, abrigos e pousadas. A chamada força-tarefa de auxílio às pessoas em situação de rua faz parte da Operação Inverno que foi antecipada em razão da previsão de frio intenso para os próximos dias.

A data representa uma mudança bastante significativa no cronograma da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) da Capital, que pretendia dar início à força-tarefa em 4 de junho. Com isso, os agentes da pasta passam a percorrer as ruas da cidade, até as 22h, para incentivar as pessoas em situação de rua a buscarem albergues, abrigos e pousadas. A previsão é de que Porto Alegre tenha mínimas próximas a zero grau entre esta terça e quinta-feira.

Neste ano, a capacidade de acolhimento na rede será ampliada em 60% graças à vacinação contra a Covid-19, que possibilitou o retorno do distanciamento normal entre as camas. Em caso de necessidade, serão disponibilizadas mais 140 vagas em pousadas e retaguarda com dez paróquias da Arquidiocese da Capital, com dez vagas em cada uma.

O secretário de Desenvolvimento Social em Porto Alegre, Léo Voigt, afirmou que haverá expansão de vagas com a contratação de locais, mas não está descartada a possibilidade de utilização do gigantinho para acolhimento do público como foi realizado no ano passado. “Nós temos a contratação a partir do dia 4 de junho de 140 vagas. Há uma expansão do número de vagas. Se isso for insuficiente nós podemos contar com paróquias. E se alguma efeméride acontecer e ainda assim for necessário o gigantinho não está descartado”, afirma o secretário.

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) dá suporte à abordagem, contando com profissionais e transporte. De janeiro até agora, há 560 pessoas acolhidas na rede municipal, 282 ocupam vagas das pousadas conveniadas e 534 são beneficiários do Auxílio Moradia.

Rede de atendimento noturno em Porto Alegre

Albergue Dias da Cruz: albergue 12h
Avenida Azenha, 366 – Azenha

Albergue Acolher 1 – albergue 12h
Rua Dr. João Simplício, 38 – Vila Jardim

Albergue Acolher 2 – albergue 12h
Rua 7 de Abril, 315 – Floresta

Central de Abordagem
Atendimento 24h pelos telefones (51) 3289 4994 ou pelo 156 opção 7

Rede de atendimento diurno em Porto Alegre

Centro POP 1 – Santana
Avenida João Pessoa, 2384, Farroupilha

Centro POP 2 – Floresta
Rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta

Centro POP 3 – Navegantes
Avenida França, 496, Navegantes

SCFV – Adultos Pop Rua – Ilê Mulher
Rua Santo Antônio, 64, Floresta

Restaurantes Populares

Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)
Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)
Lomba do Pinheiro: rua Cacimbinhas, 159 (segunda a sexta-feira)
Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)
Zona Norte: Rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira)