Expectativa de neve na região das Hortênsias eleva procura por hospedagem

Em Canela e Gramado, ocupação já fica acima da média para reservas no fim de semana

Foto: Cleiton Thiele / Especial / Divulgação / CP

Com as temperaturas próximas de zero grau e com previsão de neve para terça e quarta-feira, a expectativa do setor hoteleiro da região das Hortênsias – que abrange os municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula – é de grande movimentação de turistas nesta semana.

A secretária de Turismo e Cultura de Canela, Carla Reis, fala que o frio por si só já é um atrativo e que a perspectiva de neve é outro elemento que motiva especialmente a vinda de turistas de outros estados brasileiros, mas também da Grande Porto Alegre.

A secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, afirmou que toda vez que esfria e há possibilidade de neve aumenta muito a circulação de visitantes na cidade. A expectativa da neve também aumenta consideravelmente a reserva de leitos nos hotéis. “Só para se ter uma ideia, nesta segunda-feira, os hotéis já estão com 80% de reservas para o fim de semana, o que fica acima da expectativa”, disse a secretária.

O presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur), Cláudio Souza, reforça de que o frio é um elemento fundamental para movimentar a economia das cidades em que o turismo é a principal atividade econômica. “O turista aproveita para se divertir com o frio e ao mesmo tempo gera trabalho e renda para muita gente”, afirmou o presidente do Sindtur.

Cláudio Souza adiantou que somente nesta segunda-feira a ocupação média de leitos na rede hoteleira da região Hortênsias era de 56%, um índice alto, segundo Souza, para o início da semana. Com a projeção de mais frio e com a possibilidade de neve, a tendência é de ampliar ainda mais essa ocupação.