Porto Alegre: prefeitura reativa linhas e amplia horários noturnos de ônibus aos fins de semana

De acordo com o município, mudanças vão acarretar em um acréscimo de 425 viagens

Foto: Mauro Schaefer/CP

A partir deste sábado, os usuários de ônibus em Porto Alegre terão maior oferta no turno da noite aos finais de semana. As mudanças, que podem ser consultada no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), fazem parte da primeira etapa do Programa de Reestruturação do Transporte: o Mais Transporte.

De acordo com o município, além da alteração para o funcionamento dos coletivos no turno da noite, a linhas 653 (Coinma/Avenida do Forte), que vai atender a zona Norte, além das alimentadoras A09, A85 e A18, contemplando sete bairros da zona Sul – Restinga Nova, Restinga Velha, Morro Alto, Dorival Castilho, Machado, Chácara do Banco e Nonoai -, serão reativadas a partir da próxima segunda-feira. As novidades, que podem ser conferidas aqui, vão trazer um acréscimo de 425 viagens.

“Na primeira etapa priorizamos os serviços que não estavam sendo realizados. A partir desta fase, a ampliação visa melhorar a frequência com o foco na qualificação do atendimento ao passageiro. Temos acompanhado a operação diariamente para realizar as melhorias”, destacou o secretario municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Sobre a reativação das linhas, o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, explica que a medida é um pedido das próprias comunidades.

Cobradores

As quatro linhas reativadas foram autorizadas a operar sem a presença de cobradores. Além delas, a partir da próxima segunda-feira, os itinerários A288 e A11, que tiveram ampliação de atendimento, também poderão circular só com motorista.

Com a decisão, a redução no quadro de cobradores chega a 11%, sendo que a previsão é atingir 25% até o fim deste ano. Atualmente, das 255 linhas da capital, 56 já não são obrigadas a circular com os profissionais na tripulação.

Linhas que passarão a operar sem cobrador

Linha 653 – Itu Coinma/Avenida do Forte
Linha A09 – Alimentadora Restinga Nova/Restinga Velha
Linha A288 – Morro Alto/D. Castilhos/Imperial Parque
Linha A18 – Alimentadora Chácara do Banco/Noite
Linha A85 – Alimentadora Nonoai
Linha A11 – Alimentadora Chácara do Banco

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile