Juíza eleitoral que apoiou Bolsonaro em redes sociais é afastada no Paraná

Decisão leva em conta denúncia do PT contra a magistrada, que se manifestou em redes sociais entre 2017 e 2019

Foto: CNJ/Divulgação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, por unanimidade, afastar a juíza Regiane Tonet dos Santos do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. A sentença se baseia em uma série de publicações da magistrada a favor do presidente Jair Bolsonaro feitas entre 2017 e 2019. Tonet também usou as redes sociais para postar ofensas contra ministros do STF. A denúncia contra a juíza partiu do PT.

A relatora e corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, afirmou que a juíza afrontou a Constituição Federal de 1988 e o Código de Ética da Magistratura Nacional. O afastamento, porém, vale apenas para a função eleitoral que ela exercia, já que vinha atuando no Tribunal de Justiça do Paraná e também no Tribunal Regional Eleitoral. O afastamento se mantém enquanto durar o processo.

O documento do CNJ relata, por exemplo, que no dia 24 de janeiro de 2018, quando o Tribunal Regional Federal a 4ª Região condenou o ex-presidente Lula pelo caso do triplex, a juíza publicou um texto no Facebook acompanhado de uma imagem da bandeira do Brasil.