Alagoas vai ter eleição indireta para governador-tampão neste domingo

Oito chapas vão disputar o pleito

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Alagoas vai realizar, neste domingo, às 13h, eleição indireta para escolha do governador-tampão e do vice. Foram inscritas oito chapas para disputar o pleito, totalizando 16 candidatos a governador e vice.

A chapa vencedora fica no cargo até 31 de dezembro. No dia seguinte, 1º de janeiro, toma posse o governador e o vice eleitos no pleito que ocorre, normalmente, em outubro.

A eleição indireta para o governo estadual se tornou necessária porque, em abril, o então governador Renan Filho cumpriu o prazo de desincompatibilização e deixou o cargo para disputar as eleições para o Senado, conforme determina a legislação eleitoral.

Segundo na linha sucessória, o vice-governador, Luciano Barbosa, eleito na chapa de Renan, já não exercia mais o cargo porque, ainda em 2020, venceu as eleições a prefeito de Arapiraca.

Para não ficar impedido de concorrer à reeleição, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vitor (MDB), também preferiu não assumir o governo. Com os impedimentos, coube ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Klever Loureiro, último na linha sucessória, assumir o posto interinamente.

O PP contestou o edital de convocação fazendo o caso parar no Supremo Tribunal Federal (STF). Após analisar o recurso, o ministro Gilmar Mendes determinou a formação de chapas únicas (incluindo governador e vice) e reabriu o prazo para o registro de candidaturas, nesta semana.

A liminar de Mendes começou a ser julgada nesta sexta-feira pelo plenário virtual da Corte, mas um pedido de vista do ministro Nunes Marques interrompeu a análise. No entanto, o pedido de mais tempo para analisar o caso não impede a eleição, confirmada para domingo.