ONU: número de refugiados da guerra na Ucrânia supera 6 milhões

Polônia recebeu mais da metade das pessoas que deixaram o país; mulheres e crianças foram 90% do total

Foto: Reprodução/Twitter

Mais de 6 milhões de refugiados fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, informou o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) nesta quinta-feira. As informações foram divulgadas pela Agência France Presse (AFP).

Em 11 de maio, 6.029.705 ucranianos haviam fugido para países vizinhos, segundo o site da agência. A Polônia recebeu 3.272.943 pessoas, mais da metade do total. As mulheres e as crianças respondem por 90% dos refugiados, já que homens entre 18 e 60 anos podem ser mobilizados pelo exército, sendo impedidos de deixar a Ucrânia.

O fluxo para as fronteiras diminuiu consideravelmente nas últimas semanas. Em março, quase 3,4 milhões de ucranianos fugiram do país, muitos deles levando quase nada. Em abril, foram 1,5 milhão. E de 1 a 11 de maio, 493 mil.

A ONU estimou no fim de abril que o número total de refugiados ucranianos pode chegar a 8,3 milhões ainda neste ano. Há também mais de 8 milhões de pessoas deslocadas internamente, de acordo com o Escritório Internacional para as Migrações (OIM).

Antes do conflito, a Ucrânia tinha 37 milhões de habitantes nos territórios controlados por Kiev, excluindo a península da Crimeia (anexada pela Rússia em 2014) e as áreas orientais controladas por separatistas pró-Moscou.