Inflação se alastra, atinge 78% dos produtos, e afeta consumo das famílias

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A alta de preços no Brasil já atinge quase oito de cada dez produtos que compõem o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o indicador oficial de inflação. Conforme dados divulgados pelo IBGE, o IPCA atingiu 1,06% em abril, a maior taxa para o mês desde 1996, e os dados revlam que o índice de difusão do IPCA foi de 78,3%, o maior desde janeiro de 2003 (85,9%).

O índice de difusão mede a quantidade de produtos e serviços, dentro do IPCA, que registrou inflação (alta de preços) em determinado mês. Os números do IBGE mostram que em fevereiro de 2020 —antes do início da pandemia de covid-19— o indicador de difusão era de 49,3%. Caiu mais um pouco, chegando a 43% em maio de 2020. Mas passou a subir no mês seguinte, até atingir os atuais 78,3%.

Conforme o economista Fábio Romão, da consultoria econômica LCA Consultoria, um reflexo do índice de difusão para o dia a dia das famílias é a dificuldade cada vez maior de fugir da alta de preços quando elas vão às compras. Além disso, o número grande de produtos com preços subindo pode realimentar a própria inflação. Segundo ele se a empresa vai prestar um serviço, usa a energia elétrica. Se vai fabricar algo, também utiliza energia

“A energia está em tudo, então acaba encarecendo a formação de preços. Deixa tudo mais caro”, exemplifica o economista Romão.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile