Consumo das famílias cresce 2,59% e Sul tem cesta mais cara do país, aponta Abras

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O consumo nos lares brasileiros apresentou um crescimento de 2,59% no primeiro trimestre do ano. A informação faz parte do Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta quinta-feira, 12. A maior variação do consumo do trimestre foi registrada em março, 6,58% na comparação com fevereiro, e de 2,41% se comparado com março de 2021.

De acordo com os dados, a cesta Abrasmercado composta por 35 produtos de largo consumo acumula alta no primeiro trimestre do ano de 5,11%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em março, a cesta registrou alta de 2,40% e passou de R$ 719,06 em fevereiro para R$ 736,34 em março. Em 12 meses, a alta foi de 15,45%.

A região Sul obteve a maior variação no preço médio e teve a cesta mais cara dentre todas as regiões, com alta de 3,38%, ao passar de R$ 787,85 em fevereiro para R$ 814,48 em março. A região Sudeste registrou a segunda maior variação no preço da cesta, alta de 3,16%, passando de R$ 700,00 em fevereiro para R$ 722,14 em março.

Nas outras regiões, as variações no preço da cesta em março na comparação com fevereiro foram respectivamente: Nordeste (1,93%), Norte (1,84%), Centro-Oeste (1,58%).

“O primeiro trimestre foi marcado pela busca de lojas que operam com preços menores. Por ora, troca de marca, substituição de produtos, busca por embalagens de melhor custo-benefício e por marcas próprias se mantêm acentuadas para compor a cesta de abastecimento”, explicou o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.

Segundo o dirigente, a pesquisa mostrou ainda que as pessoas voltaram a reduzir o consumo fora de casa, e a ida aos pontos de venda, cortando supérfluos para fazer o abastecimento com a renda, que está mais restrita.

“Os consumidores estão buscando diversificar os canais de compra. Temos visto as compras online crescendo, porque o consumidor busca um maior benefício. Além disso, buscam por embalagem com preço menor ou pelo desconto família, troca as marcas que utiliza por outras mais baratas, raciocina melhor no momento da compra e também buscam produtos com marca própria da rede”, diz.