Rio Uruguai recua em municípios da Fronteira Oeste

Em Itaqui, famílias se preparam para retornar a suas residências

Após higienização do espaço, equipamentos dos bares e quiosques da beira-rio em São Borja são realocados nas dependências do Cais do Porto | Foto: Moacir Tiecher / Defesa Civil / Divulgação / CP

O rio Uruguai está baixando em São Borja, Itaqui e Uruguaiana. Segundo o assessor Juliano Cabral, em Itaqui, o manancial mede 8,71 metros e recuando. O pico chegou a 9,01 metros. As 17 famílias desabrigadas e desalojadas preparam o retorno às residências. O maior grupo é formado pelas 14 casas volantes tracionadas que dependem da secagem das margens alagadas e estabilidade climática. O retorno deve iniciar a partir das 14h desta quarta-feira.

Já em Uruguaiana, o nível do rio está registrando 9,08 metros. As 11 famílias ainda aguardam melhores condições para voltarem às moradias.

Por último, em São Borja, de acordo com Moacir Tiecher, coordenador da Defesa Civil, o manancial mede 7,96 metros e está baixando. Um recuo próximo aos três metros. Os bares e quiosques estão retomando as atividades no Cais do Porto, após a higienização, e boa parte das famílias retornaram para casa.