PSDB, MDB e Cidadania vão usar pesquisas para definir candidatura única à Presidência

Reunião entre presidentes dos partidos orientou critérios para escolher candidato à Presidência para as eleições de outubro

Baleia Rossi, presidente nacional do MDB | Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados / CP

Os presidentes do PSDB, MDB e Cidadania decidiram nesta quarta-feira (11) que resultados de pesquisas de opinião devem balizar a escolha de um candidato único das legendas para as eleições de outubro. Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB) e Roberto Freire (Cidadania) se encontraram na sede do partido tucano, em Brasília. Inicialmente, os partidos haviam sinalizado que divulgariam o nome único da terceira via no dia 18 de maio.

“Os parâmetros iniciais foram propostos pelo MDB e aprimorados pelos presidentes das demais agremiações. Serão agora apresentados à aprovação das instâncias partidárias e aos postulantes à Presidência para que, em curto prazo, seja apresentado ao povo brasileiro um projeto democrático que aglutine esperança no futuro do país”, informou o PSDB na página do partido nas redes sociais. Baleia Rossi e Bruno Araújo estiveram presencialmente na reunião. Roberto Freire participou por videoconferência.

Atualmente, a senadora Simone Tebet (MDB) e o ex-governador João Doria (PSDB) pleiteiam a candidatura. Segundo a última pesquisa realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), divulgada nesta terça-feira (10), João Doria aparece em 3º lugar na disputa, com 3,1%, e Simone Tebet em 5º, com 2,5%. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 40,6% das intenções no cenário estimulado. O presidente Jair Bolsonaro, tem 32%.