Setor varejista do país termina trimestre com ganho de 1,6% em vendas, aponta IBGE

Crédito: Freepick

O desempenho do setor varejista do Brasil surpreendeu e apresentou um crescimento acima do esperado. As vendas no varejo tiveram em março ganho de 1% na comparação com o mês anterior, conforme divulgado nesta terça-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o setor termina o primeiro trimestre com ganho de 1,6% na comparação com os três meses anteriores, resultado mais alto nessa base de comparação desde o segundo trimestre de 2021 (+2,2%).

O resultado de março também é positivo porque deixa o setor 2,6% acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 4%. Entre as oito atividades pesquisadas, seis tiveram ganhos na comparação com fevereiro. Os destaques foram equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com ganho de 13,9%, e outros artigos de uso pessoal e doméstico, cujas vendas subiram 3,4%.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas em março de 2022 aumentou 0,7% frente a fevereiro. Nesse índice, a média móvel trimestral avançou em 1,1% no trimestre encerrado em março de 2022.

Acompanhe a pesquisa completa nesta link.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile