Perante um Salão Nobre lotado, a primeira-dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino, lançou oficialmente a Campanha do Agasalho 2022. “O desafio deste ano não é a quantidade das peças doadas, mas sim a qualidade dessas peças”, afirmou ela, na primeira manifestação destinada ao público. Visando também mitigar os reflexos da pandemia nos lares da capital, as pessoas seguirão podendo doar alimentos não perecíveis em um dos 16 postos de coleta da campanha. “Trabalhamos também para agilizar a entrega das doações, disponibilizando pontos de coleta de fácil acesso”, destacou a primeira-dama.
Idenir Cecchim, prefeito em exercício da capital durante a viagem de Sebastião Melo a Suécia e Dinamarca, e a primeira-dama fizeram as primeiras doações da campanha. "Temos que aquecer o coração dos mais resistentes e até desconfiados desta ação (+)@RdGuaibaOficial pic.twitter.com/tyKijIGMZD
— Ana Aguiar (@AnaOAguiar) May 10, 2022
Prefeito em exercício da capital durante a viagem de Sebastião Melo ao continente europeu, o vereador Idenir Cechim (MDB) reforçou o pedido. “Temos que aquecer o coração dos mais resistentes e até desconfiados dessa ação. Precisamos ajudar nossos irmãos mais necessitados e, principalmente, aqueles que ainda vivem os graves reflexos da pandemia”, afirmou. Na sequência, o grupo inter-religioso da cidade, destacado como parceiro da campanha, desejou que “todos aqueçam seus corações com a solidariedade”.
Entidades religiosas presentes na cerimônia abençoaram os presentes e a própria iniciativa para que essa "aqueça o coração de todos com muita solidariedade", como disse o rabino Guershon@RdGuaibaOficial pic.twitter.com/GeXLlm25GU
— Ana Aguiar (@AnaOAguiar) May 10, 2022
A Campanha do Agasalho não trabalha com uma data exata de encerramento. Assim, é possível que os porto-alegrenses façam as doações quando desejarem. Entretanto, anualmente, nos meses de abril ou maio, a Prefeitura de Porto Alegre costuma promover a inciativa sob um novo slogan para relembrar os gaúchos sobre a importância da solidariedade.
Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante.
Onde doar
As doações de agasalhos e alimentos podem ser feitas em 16 pontos já cadastrados na campanha. Os trabalhos de triagem devem se iniciar na próxima semana no Ginásio Tesourinha. Todas informações e pontos de coleta da Campanha do Agasalho e Alimento 2022 serão atualizadas ao decorrer da campanha e podem ser acompanhadas pelo site da campanha e pelas redes sociais da prefeitura e do projeto Poa que Cuida.