OMS considera insustentável política chinesa de “Covid zero”

Gigante asiático enfrenta a pior onda epidêmica desde a primavera de 2020

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A política de “Covid zero” impulsionada pelo governo da China para conter a pandemia é “insustentável”, afirmou o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, nesta terça-feira, garantindo que já falou sobre o assunto com especialistas chineses. “Quando falamos da estratégia de ‘Covid zero’, acreditamos que é insustentável, considerando-se a evolução atual do vírus e nossas previsões”, disse Tedros, em coletiva de imprensa em Genebra. As informações foram divulgadas pela Agência France Presse (AFP).

Já o diretor de Situações de Emergência, Michael Ryan, recordou que, durante algum tempo, essa estratégia permitiu à China apresentar um resultado de poucas mortes em relação à população. “É algo que a China quer proteger”, reconheceu.

Diante do aumento do número de mortes em fevereiro e em março deste ano, é esperado que o governo reaja, destacou Ryan. “Mas todas as suas ações, como repetimos desde o início, devem ser tomadas com respeito às pessoas e aos direitos humanos”, acrescentou.

No fim da semana passada, a China voltou a anunciar que mantinha a estratégia de Covid zero, apesar da crescente insatisfação da população em Xangai, onde moradores confinados fazem protesto batendo panelas nas janelas de casa.

O gigante asiático enfrenta a pior onda epidêmica desde a primavera de 2020 e segue aplicando a mesma política de quando o vírus sofreu mutação e se tornou muito mais contagioso do que a cepa original, detectada na China em 2019.