Conserto de adutora que se rompeu perto da Ufrgs pode desabastecer 18 bairros da capital

Manobras na rede para tentar diminuir a vazão da água na tubulação não tiveram sucesso

Rompimento de adutora começou antes do sol nascer em Porto Alegre | Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou, perto das 17h desta terça-feira, que devido ao conserto emergencial em uma adutora de grande porte, entre as ruas Luiz Englert e Loureiro da Silva, no bairro Farroupilha, teve de suspender as atividades da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, o que deve desabastecer 18 bairros da cidade.

O rompimento, ocorrido na madrugada, alagou um trecho em frente ao Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), nas imediações do Parque da Redenção. “Durante todo o dia, foram feitas manobras na rede para tentar diminuir a vazão da água na tubulação, porém, sem sucesso, sendo necessária a parada da estação para esvaziar a tubulação”, explica o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

O serviço, considerado de alta complexidade, pode afetar o abastecimento para quem mora nos bairros Auxiliadora, Azenha (parte), Bela Vista, Bom Fim (parte), Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta (parte), Independência, Jardim Botânico (parte), Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Petrópolis, Praia de Belas (parte), Rio Branco, Santa Cecilia, Santana e São João (parte).

Por se tratar de uma área com diversas unidades hospitalares, o Dmae também já colocou à disposição caminhões-pipa para o abastecimento dos locais de saúde.

Os trabalhos vão se estender durante a noite desta terça-feira. Após a retomada do abastecimento, podem ocorrer casos pontuais de turbidez na água. Nesses casos, o Dmae orienta entrar em contato através do 156 opção 2, para que os técnicos possam mapear o problema e fazer as manutenções.