Porto Alegre alcança 47% da meta na vacinação de idosos contra a gripe

Campanha termina em 3 de junho

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Porto Alegre já aplicou 197.524 doses de vacina contra gripe, até esta segunda-feira. Os idosos tomaram 143.637 doses, ou 47,2% da meta. Além das pessoas com mais de 60 anos, 33.887 trabalhadores da saúde (33,4% da meta) e 12.258 crianças (16,4%) foram imunizados até o momento.

De acordo com a estimativa do Ministério da Saúde, 711.533 pessoas fazem parte do público-alvo da campanha na capital, que se encerra em 3 de junho. A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário.

Contra o sarampo, foram aplicadas 13.803 doses, sendo 10.253 em crianças, 3.520 em trabalhadores da saúde e 30 em adultos e adolescentes.

A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, está disponível para crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, que devem tomar uma dose, e para profissionais de saúde, que devem fazer duas aplicações com 30 dias de intervalo.

Já a vacina contra influenza (gripe) é oferecida a todos os grupos prioritários (idosos, crianças de seis meses a cinco anos incompletos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, trabalhadores portuários e do transporte, pessoas privadas de liberdade, profissionais da educação, pessoas com comorbidades, povos indígenas e integrantes das Forças Armadas e da segurança e salvamento).

As duas vacinas podem ser feitas de forma concomitante, na mesma visita à unidade de saúde. Para receber a imunização, trabalhadores da saúde e outras categorias profissionais devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício. Para as crianças, é solicitada a apresentação da caderneta de vacinação. Idosos devem apresentar documento oficial com foto, que comprove a idade. Gestantes e puérperas devem levar a carteira da gestante.