Putin: ‘a vitória será nossa, como em 1945 contra a Alemanha nazista’

Presidente russo estabeleceu inúmeras comparações, neste domingo (8), entre a atuação da Rússia na Segunda Guerra Mundial e o conflito atual contra a Ucrânia

Foto: Andrey Gorshov/Kremlin

O presidente russo, Vladimir Putin, disse neste domingo (8) que “assim como em 1945, a vitória será nossa”, estabelecendo inúmeras comparações entre a atuação da Rússia na Segunda Guerra Mundial e o conflito atual contra a Ucrânia. Nesta segunda-feira (9), os russos celebram o 77º aniversário da derrota da Alemanha nazista.

“Hoje, nossos soldados, assim como seus antepassados, lutam ombro a ombro pela libertação de sua pátria da sujeira nazista, com a confiança de que, como em 1945, a vitória será nossa”, disse o presidente russo.

“Nosso dever comum hoje é impedir o ressurgimento do nazismo, que causou tanto sofrimento a povos de diferentes países”, acrescentou Putin, que desejou ainda que “as novas gerações sejam dignas da memória de seus pais e avós.”

Putin também fez várias referências não apenas aos soldados, mas também aos civis, da “frente interna” russa, que “esmagaram o nazismo às custas de inúmeros sacrifícios.”

“Infelizmente, hoje o nazismo voltou a levantar a cabeça”, afirmou o presidente russo, em uma indireta aos ucranianos, a quem desejou “um futuro pacífico e justo.”

“Nosso dever sagrado é frear os sucessores ideológicos daqueles que foram derrotados” na Segunda Guerra Mundial, que Moscou qualifica como “a grande guerra patriótica”, disse Putin.

Nesta segunda-feira (9), a Rússia vai comemorar, com um desfile militar, a vitória contra a Alemanha nazista. Por causa disso, os ucranianos temem uma intensificação da ofensiva russa neste domingo.

A Rússia afirma que a operação militar iniciada na Ucrânia em 24 de fevereiro tem como objetivo “desmilitarizar” e “desnazificar” a Ucrânia.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile