Sobe para 18 número de mortos em explosão de hotel em Cuba

Mais de 30 pessoas ficaram feridas no incidente, que pode ter sido causado por um vazamento de gás no prédio

Foto: Reprodução/Twitter

Subiu para 18 o número de mortos na explosão do Hotel Saratoga, ocorrida nesta sexta-feira, em Havana, capital de Cuba. O incidente destruiu vários andares e as laterais do prédio, deixando ao menos 30 feridos, afirmaram testemunhas e a imprensa estatal cubana.

Em postagem no Twitter, a Presidência de Cuba informou que entre os mortos há uma grávida e uma criança.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, falando da cena do desastre em transmissão da TV estatal, disse que a explosão no Hotel Saratoga não decorreu de uma bomba, mas provavelmente de um vazamento de gás.

“De jeito nenhum foi uma bomba ou um ataque”, disse ele à Agência Reuters mais tarde, ao deixar o hospital Calixto Garcia, onde muitos dos feridos recebiam atendimento. “É apenas um acidente muito infeliz”, completou.

A explosão, no entanto, causou uma breve onda de pânico no bairro histórico de Havana, que gradualmente começa a reabrir aos turistas depois que a pandemia atingiu o setor.

A TV estatal informou que os esforços de busca e resgate prosseguem. O governo ainda não divulgou as nacionalidades das vítimas que faleceram.

O hotel, de 96 quartos, havia sido fechado, para obras, mas recebia trabalhadores no momento da explosão. A expectativa era de reabertura nos próximos dias.

“Os trabalhadores faziam reparos e todo o trabalho para abrir a propriedade, e pela manhã eles reabasteciam o gás. Parece que algum acidente causou uma explosão”, disse Roberto Enrique Calzadilla, representante da empresa militar que opera muitos dos hotéis do país.

Em estilo neoclássico, o Saratoga havia sido remodelado por uma empresa britânica após a queda da União Soviética, e se tornou o local mais procurado, ao longo de muitos anos, por autoridades governamentais e celebridades em visita à ilha.