Prefeitura confirma cinco linhas de ônibus atendendo o Porto Seco em dias de desfiles de Carnaval

Vacinas contra a Covid-19 e a gripe estarão sendo aplicadas pelas equipes de saúde no complexo cultural

Foto: Mateus Raugust / PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou, nesta quinta-feira, detalhes sobre os serviços que serão ofertados durante os desfiles de Carnaval, que vão começar nesta sexta, no Complexo Cultural do Porto Seco. As apresentações se estendem até a noite de domingo.

Para facilitar o acesso do público, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) confirmou que cinco linhas de ônibus serão disponibilizadas para atender a região com horários especiais durante a madrugada (confira abaixo). As tabelas horárias podem ser acessadas no site da EPTC e a localização em tempo real pode ser conferida na função GPS do aplicativo TRI (Cittamobi).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai manter uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) avançada no local, das 18h às 8h do dia seguinte. Três médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem estarão atendendo os foliões. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) ficarão à disposição.

Vacinas contra a Covid-19 e a gripe vão ser aplicadas durante dos dias de desfile. Na unidade móvel Fique Sabendo, o público ainda vai poder fazer testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C. No local, também serão fornecidas informações sobre nutrição, atividades físicas, prevenção à dengue e saúde da mulher e do homem.

A Guarda Municipal auxilia no reforço da segurança nas três noite do evento. Em 15 viaturas, 30 agentes vão atuar no sambódromo. Além de monitorar o público em geral, as guarnições também vão prestar apoio aos fiscais municipais e agentes de trânsito.

Na quarta-feira passada, a Brigada Militar já havia informado que, em cada dia de desfile, vai contar com 45 policiais, em 20 viaturas, com o apoio de um helicóptero.

Limpeza

No último domingo, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou um mutirão de limpeza nas proximidades do Porto Seco. Foram retiradas 250 toneladas de material e entulho do local e arredores.

Linhas que atenderão a região durante o evento:

E10/E10.1 – Restinga Carnaval (via Lomba do Pinheiro): saída do terminal da Restinga Nova até o Porto Seco. Retorno no final dos desfiles com veículos à disposição conforme a demanda no local.

T6.1 – Transversal 6 Carnaval: atendimento a partir das 19h para o início do evento. No final dos desfiles, viagens direto ao Centro, com veículos articulados e saídas de acordo com a demanda.

633 – Costa e Silva: ativação da linha como reforço à linha 633.3, com viagens dia 6, das 23h15min às 5h45min; dia 7, das 20h15min às 5h45min; e dia 8, das 19h15min à 1h45min.

B02 – Leopoldina Aeroporto: tabela normal com acréscimo de viagem no final da operação para atendimento aos usuários do Trensurb. Viagens extras dia 6: 22h40min/23h30min; dia 7: 5h/21h30min/22h30min/23h30min; e dia 8: 5h30min/21h30min/22h30min.

E33 – Centro/Evento (via Assis Brasil): deslocamento do Centro para o evento a partir das 19h, nos dias 6 e 7, e a partir das 17h no dia 8. Veículos à disposição para fazer o atendimento no final do evento.

Confira os pontos de embarque:

(Imagem: Divulgação / Prefeitura de Porto Alegre)