Indicador Antecedente de Emprego sobe 4,5 pontos em abril, diz FGV

Foto: Agência Brasília

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 4,5 pontos em abril, para 79,5 pontos, maior nível desde dezembro do ano passado (81,8 pontos). Esse resultado surge depois de cinco meses de queda. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Os dados revelam que o indicador avançou 1 ponto, para 76,5 pontos, no trimestre compreendido entre os meses de fevereiro e abril, na comparação com o trimestre anterior. Em abril, todos os sete componentes do IAEmp contribuíram positivamente para o resultado. O principal destaque foram os componentes de Situação Atual dos Negócios de Serviços e da Indústria, que contribuíram com 1,6 ponto e 1,2 ponto, respectivamente.

Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) alerta que a melhora no mês precisa ser contextualizada porque o indicador continua em patamar baixo e foi puxada pelo setor de serviços, que foi mais impactado por ondas da pandemia.

“O principal desafio nos próximos meses será a manutenção desse resultado positivo que dependerá da melhora do ambiente macroeconômico”, afirma ele.