Produção industrial sobe 0,3% em março mas ainda fica abaixo da pré-pandemia

Foto: FCA/Divulgação

A produção industrial brasileira encerrou o mês de março em alta de 0,3% em relação ao mês anterior. A informação foi divulgada nesta terça-feira,3, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), depois de um ganho de 0,7% em fevereiro. Entretanto, os resultados não recuperam a perda de 2% registrada em janeiro, e ficam 2,1% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020, segundo o IBGE.

Mas ainda assim, o setor encerra o primeiro trimestre com ganho de 0,3% sobre os três últimos meses de 2021, na primeira alta trimestral depois de um ano inteiro de perdas. “São perdas muitos grandes do setor industrial ao longo dos últimos anos. Ainda há muito espaço a recuperar”, disse o gerente da pesquisa, André Macedo.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial registrou queda de 2,1%. Segundo Macedo, questões complicadoras na oferta, que é algo mais global, afetado pelo mercado internacional, e na demanda doméstica são exemplos de fatores que ainda dificultam a retomada da indústria.

Em março, a maior influência positiva partiu da alta de 6,9% na produção de veículos automotores, reboques e carrocerias, no segundo mês de expansão, embora não recupere o recuo de janeiro. Também contribuíram de forma positiva outros produtos químicos (7,8%), bebidas (6,4%) e máquinas e equipamentos (4,9%), entre outros. Já entre os desempenhos negativos, o destaque foi a contração de 1,7% na fabricação de produtos alimentícios, interrompendo quatro meses consecutivos de alta.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile