Sanções não serão suspensas até que Rússia assine acordo de paz, avisa chanceler alemão

Olaf Scholz afirmou que a Ucrânia pode decidir que tipo de paz deseja

Foto: Reprodução/Twitter

As sanções impostas à Rússia como resultado da invasão da Ucrânia não serão suspensas até que Moscou chegue a um acordo de paz com Kiev, afirmou o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, acrescentando que cabe à Ucrânia decidir que tipo de paz ela quer.

Entrevistado no canal público de televisão ZDF, Scholz disse que Putin errou os cálculos ao acreditar que havia como, ao mesmo tempo, ganhar territórios da Ucrânia, declarar o fim das hostilidades e ver os países do Ocidente abandonarem as sanções.

“Ele não pensou essa operação inteira da Ucrânia direito”, disse Scholz. “Ele não pensou que a Ucrânia iria resistir desse jeito. Ele não achou que iríamos apoiá-los a resistir por tanto tempo. Não vamos retirar as sanções até que ele chegue a um acordo com a Ucrânia, e ele não vai conseguir com uma paz imposta.”

Scholz acrescentou não ter planos de visitar Kiev após uma viagem planejada pelo presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, ter sido cancelada por conta de objeções do governo ucraniano.

A União Europeia prepara um sexto pacote de sanções contra a Rússia como resposta à invasão, há pouco mais de dois meses, da Ucrânia. O bloco econômico está inclinado a proibir as importações de petróleo russo até o fim do ano.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile