Indústria calçadista do país acumula a criação de 17,8 mil vagas no trimestre

Crédito: Abicalçados

A indústria calçadista brasileira acumulou a criação de 4,77 mil postos de trabalho em março, o que representa mais de um terço do total gerado pela indústria de transformação no mês. No acumulado do primeiro trimestre do ano, o setor calçadista soma a criação de 17,8 mil vagas e 284 mil pessoas empregadas em todo o país, 11,5% a mais que o mesmo período do ano passado.

Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) e foram divulgadas nesta segunda-feira, 2. Respondendo por quase 30% dos empregos do setor calçadista no Brasil, o Rio Grande do Sul é o maior empregador da atividade. Tendo gerado 6,1 mil vagas no primeiro trimestre, o setor gaúcho encerrou março com mais de 82 mil pessoas empregadas, 10,3% mais do que no mesmo mês de 2021.

O segundo empregador da atividade no Brasil é o Ceará, que no trimestre criou 1,1 mil vagas e encerrou março com 62,6 mil pessoas empregadas no setor, 5,8% mais do que no mesmo mês do ano passado. O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que os dados positivos são indicadores da recuperação da atividade, especialmente nas exportações.

Entre janeiro e março deste ano, as fábricas de calçados exportaram o equivalente a US$ 320,6 milhões, 65,8% mais do que no mesmo período de 2021. “O setor calçadista responde rapidamente aos estímulos da economia. Neste ano, em que as exportações têm sido o motor do crescimento e, consequentemente, da criação de empregos na atividade”, comemora o dirigente.