Cúpula do G20 convida Zelensky e Putin

Presidente da Indonésia, Joko Widodo reiterou que precisa ser imparcial

Líderes mundiais no G20. Foto: Alan Santos/PR

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, informou nesta sexta-feira que convidou o colega ucraniano, Volodymyr Zelensky, para a reunião de cúpula do G20 a ser realizada em novembro em Bali, evento ao qual Vladimir Putin já confirmou participação. A declaração sugere que se chegou a um acordo, após pressões dos países ocidentais, para excluir a Rússia do grupo, em retaliação pela invasão da Ucrânia.

O governo indonésio justificou ainda que, nessas discussões, tinha de ser “imparcial”. O presidente norte-americano, Joe Biden, propôs, então, a participação da Ucrânia para ter um equilíbrio.

Em um tuíte publicado na quarta-feira, Zelensky disse ter sido convidado para a cúpula, após uma conversa por telefone com Widodo. Nessa quinta, o líder indonésio conversou com o líder russo. “Nesse momento, o presidente Putin agradeceu à Indonésia pelo convite para a cúpula do G20 e disse que vai participar”, declarou o anfitrião.

Os Estados Unidos criticaram hoje a presença de Putin na reunião de cúpula de Bali. “Não se pode fingir que nada está acontecendo em relação à participação da Rússia no seio da comunidade internacional e das instituições internacionais”, disse a vice-porta-voz do Departamento de Estado, Jalina Porter.

Desde o começo da ofensiva militar russa na Ucrânia, em fevereiro, os países ocidentais vêm tentando isolar a Rússia no campo diplomático.