Suzana Vellinho toma posse como primeira mulher a comandar a ACPA

Nova presidente vai buscar ampliar quadro associativo, gerar novos negócios e fortalecer a sustentabilidade da Associação Comercial

Suzana Vellinho assume a presidência da ACPA, no lugar de Paulo Afonso Pereira. Foto: ACPA/Divulgação

Tomou posse, nesta quinta-feira, como presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), a empresária Suzana Vellinho. Ela se torna, com isso, a primeira mulher a presidir a entidade em 164 anos de atuação. No biênio da gestão, Suzana pretende ampliar o quadro associativo, gerar novos negócios, incrementar relacionamentos empresariais e institucionais e fortalecer a sustentabilidade da associação.

Um dos desafios da nova presidente é trabalhar pela retomada da economia local após o período de pandemia de Covid-19. “Vamos enfrentar esse momento com diálogo, com parceria e com pesquisa, percebendo o que o micro, o médio e o pequeno empresário deseja, quais são as suas dores, suas aflições, suas necessidades, chegando cada vez mais perto desse público e desses segmentos ao invés de supor o que ele deseja (…) As pesquisas estão aí para mostrar quais são as nossas necessidades” completou.

Suzana Vellinho é graduada em Relações Públicas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde também se especializou em marketing. A empresária atuou em assessorias de imprensa e agências de publicidade, além de ter chefiado a Assessoria de Relações Públicas da Companhia Riogandense de Saneamento (Corsan).

Atualmente, Suzana trabalha como consultora e assessora de comunicação, atuando em situações complexas que envolvem grande número de pessoas e instituições como municípios e empresas com muitos colaboradores. Como profissional, a nova presidente da ACPA aproximadamente 40 anos de experiência.

Quem deixa o cargo, após seis anos de gestão, é o empresário Paulo Afonso Pereira. PAP, como é chamado pelos amigos, comandou a entidade durante o período da Covid-19 e, apesar das críticas às decisões tomadas pelos governantes durante a pandemia, o ex-presidente se disse otimista como a retomada dos negócios e o futuro dos empresários gaúchos.

“Eu sempre disse, e tenho essa crença há muito tempo, que o empreendedor é um herói. Ele sofre reveses, ele cai, resvala, mas segue em frente, é o que nós estamos vendo acontecer hoje. [Mesmo] Com os equívocos acontecidos durante a pandemia, por decisões dos governos estadual e municipal, que fizeram com que milhares de empregos fossem perdidos, com que empresas fechassem, com uma posição, talvez, muito voltada para cunhos de identidade política e não vendo que saúde e economia são indissociáveis, estou vendo um crescimento, uma retomada, não na forma desejada, essa vai demorar um pouco mais, mas já está caminhando”, afirmou.

Paulo Afonso Pereira revelou que o sentimento dele, e o de todos integrantes da gestão que se encerra, é o de que a economia de Porto Alegre caminha para o rumo certo. O ex-presidente também destacou o papel da ACPA. “A Associação Comercial precisa ser chave e alavanca. Chave para abrir portas e alavanca para fazer o desenvolvimento crescer. Essa é minha posição e tenho certeza que isso vai continuar na gestão da presidente Suzana”, complementou.