Putin declara a Guterres ainda ter “esperanças” em negociações com a Ucrânia

Secretário-geral da ONU está em visita a Moscou

Foto: Andrey Gorshov/Kremlin

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que ainda confia na possibilidade de uma solução diplomática para o conflito na Ucrânia.

“Apesar de que a operação militar (russa na Ucrânia) esteja se desenvolvendo, continuamos tendo esperanças na capacidade de alcançar acordos pela via diplomática. Estamos negociando, não rejeitamos (negociar)”, disse Putin a Guterres, que visita Moscou.

Sentado em frente a Guterres diante de uma longa mesa, Putin afirmou que as negociações saíram do curso em razão das acusações de que as tropas russas cometeram atrocidades na localidade de Bucha, perto de Kiev, capital da Ucrânia.

“Houve uma provocação em Bucha, na qual o exército russo não teve nada a ver. Sabemos quem organizou esta provocação, através de quais meios e quais foram as pessoas que a realizaram”, acrescentou.

Guterres reiterou o apelo a favor da abertura de corredores humanitários para evacuar os civis ucranianos de áreas de combate, feito pouco antes perante o chanceler russo, Serguei Lavrov.

*Com informações da Agência France Presse (AFP)

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile