Mulheres empoderadas

"Este jornal vai ser feito para toda a massa, não para determinados indivíduos de uma facção". Foto: Arquivo CP

Várias  mulheres fantásticas  fizeram contribuições significativas para a ciência. A História está aí para nos lembrar. Enquanto algumas delas, como Marie Curie, se tornaram nomes conhecidos, várias outras não tiveram o reconhecimento que mereciam. Vamos abrir a página nas contribuições de algumas mulheres brilhantes, dedicadas e determinadas no tocante à ciência. Desde nos ajudar a pousar na Lua até nos fazer entender do que são feitas as estrelas, essas mulheres pioneiras na ciência realmente mudaram o mundo.

Marie Curie, física e química.

O nome de Marie Curie não precisa ser apresentado. Além de descobrir dois elementos – rádio e polônio – ela também é creditada por cunhar a palavra radioatividade.

Após a descoberta da radioatividade em 1896, Curie desenvolveu técnicas para isolar isótopos radioativos. Ela também inventou uma unidade móvel de raios X que foi usada durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1903, Curie se tornou a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel por seu trabalho sobre o “fenômeno da radiação”. Em 1911, ela recebeu o Prêmio Nobel de Química por seu trabalho no isolamento de rádio, tornando-se a única cientista a ganhar o prestigioso prêmio em duas áreas científicas. O trabalho de Curie em raios-X e urânio ajudou a criar um novo campo de estudo, a física atômica. Ela morreu em 1934 devido à exposição prolongada à radiação de alta energia.

Fonte da imagem: Wikimedia Commons

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile