Joe Biden: “deveríamos estar “pagando brasileiros” para não cortarem árvores

De acordo com presidente norte-americano, florestas na América do Sul conseguem retirar mais carbono da atmosfera que os Estados Unidos

Foto: Reprodução/Twitter

No Dia da Terra, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que florestas na América do Sul, em países como Brasil e Colômbia, conseguem retirar mais carbono da atmosfera do que a quantidade gerada pela nação que ele governa. “O que deveríamos fazer é pagar aos brasileiros para não derrubarem suas florestas”, disse, em discurso na cidade de Seattle, em Washington.

Biden afirmou que os EUA tiveram no passado o “benefício” econômico de ter cortado as florestas, lucrando com isso. “Tivemos o benefício disso”. admitiu, antes de defender que os países industrializados também devem “ajudar” na preservação.

“Nossas florestas são os pulmões do nosso planeta”, disse o presidente, na contramão da comunidade científica, que aponta as algas marinhas como sendo os reais “pulmões”. São elas que produzem a maior parte do oxigênio disponível.

Ao fim do discurso, o presidente assinou uma ordem executiva para proteger algumas das maiores e mais antigas árvores dos Estados Unidos.

*Com informações da Agência Estado