ONU: guerra na Ucrânia tirou 12,7 milhões de pessoas de casa

Desse total, 5 milhões se refugiaram em outros países, enquanto o restante se deslocou dentro do território ucraniano

Foto: Reprodução/Twitter

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou, nesta quinta-feira, que 12,7 milhões de pessoas já tiveram de abandonaram o local onde viviam, na Ucrânia, como resultado da invasão russa. Dessas, 5 milhões se refugiaram em outros países e 7,7 milhões se deslocaram dentro do território ucraniano.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) elevou hoje o número de deslocados internos para 7,7 milhões, 600 mil a mais do que na estimativa anterior, em 1º de abril, enquanto a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) calculou o número de refugiados em 5,08 milhões, 50 mil a mais do que ontem.

Os números supõem que um sexto da população ucraniana está deslocada internamente e mais de um décimo refugiada em outros países, um êxodo que não é conhecido no continente europeu desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Segundo a OIM, pelo menos 60% dos deslocados internos na Ucrânia são mulheres e mais da metade desse grupo, especialmente no leste do país, enfrenta problemas para conseguir se alimentar.

A obtenção de dinheiro é a principal preocupação desses deslocados internos, seguida pelo acesso a medicamentos e equipamentos médicos, de acordo com estudo da OIM.

“Um cessar-fogo com fins humanitários é crucial para permitir a prestação de ajuda e o acesso às comunidades que são agora difíceis de alcançar”, disse o diretor-geral da OIM, António Vitorino, em comunicado.