Ucrânia anuncia acordo com Rússia para retirar mulheres, crianças e idosos de Mariupol

Cidade, que está sitiada, passou rês dias seguidos sem corredores humanitários

Foto: Defense of Ukraine/Reprodução

A Ucrânia e a Rússia concordaram em abrir um corredor humanitário nesta quarta-feira (20) para evacuar civis de Mariupol, a cidade portuária do sul sitiada há semanas por tropas russas, para Zaporizhia (sul).

“Conseguimos chegar a um acordo preliminar sobre um corredor humanitário para mulheres, crianças e idosos”, disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, no Telegram. “Dada a situação catastrófica em Mariupol, hoje estamos concentrando nossos esforços nessa direção”, acrescentou.

Desde sábado, nenhum corredor humanitário está operando na Ucrânia devido à falta de acordo com Moscou, que intensificou seus ataques no leste da Ucrânia nos últimos dias.

No total, 300.000 ucranianos foram evacuados através desses dispositivos desde o início da guerra em 24 de fevereiro, de acordo com dados divulgados na noite de terça-feira (19) pelo Ministério da Reintegração da Ucrânia.

“Desde o início da guerra, o governo ucraniano propôs mais de 340 corredores humanitários. Os ocupantes (russos) aceitaram cerca de 300 e de fato 176 funcionaram”, disse o ministério, que acusa a Rússia de ter violado o cessar-fogo ou bloqueado o ônibus de evacuação em várias ocasiões, o que Moscou nega.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile