Semana começa com explicações sobre a PLDO e prévia da inflação no Brasil

Foto: Valter Campanato/ABr

A semana econômica será marcada pela divulgação de indicadores econômico e mais curta pelo feriado de quinta-feira, 21, aqui no Brasil. O período também tem a divulgação de indicadores de inflação nos Estados Unidos e na zona do euro.

Duas agendas da semana são destaque e chamam a atenção do mercado financeiro. A primeira delas é a entrevista coletiva desta segunda-feira, 18, onde o Ministério da Economia pretende detalhar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2023. A entrevista estava prevista para a tarde de quinta-feira (14), quando a pasta também publicaria o texto.

Mas um atraso na tramitação adiou tanto a divulgação do texto quando a entrevista. As explicações são importantes para acalmar o mercado financeiro, que reagiu negativamente na semana passada à receita para cobrir o aumento proposto para o funcionalismo, de 5%. O documento prevê uma meta de déficit primário de R$ 65,9 bilhões para o governo federal no ano que vem.

Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, permanecerá até sábado (23) em Washington (EUA), participando das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial e G-20. A tendência é que Guedes conceda entrevista coletiva nos últimos dias da viagem para fazer um balanço dos encontros.

Guedes vai garantir ao mercado internacional que o país tem segurança alimentar e energética para atrair investidores, se apresentando como uma espécie de destaque global em ambos os temas.

No mercado brasileiro a semana começa com a divulgação do IGP-10 e da segunda prévia do IGP-M, dois importantes indicadores, ambos refletindo a inflação de abril e calculados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Cabe lembrar que a inflação de março medida pelo IPCA, divulgado pelo IBGE, foi de 1,62%, o maior índice para o mês desde 1994, antes da criação do Plano Real.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile