Anvisa proíbe venda e importação de chocolate Kinder no Brasil

Foto: Kinder.com/Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução proibindo a comercialização, distribuição e importação dos chocolates Kinder fabricados na Bélgica. Aqui no Brasil, a Ferrero do Brasil comunicou que os produtos que estão sendo recolhidos no mercado internacional não são vendidos no país.

Na quarta-feira, 13, a Anvisa recebeu alerta internacional da Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Infosan), sobre surto de salmonela nos chocolates da marca Kinder. De acordo com o aviso, o Brasil não estava incluído na lista de países para os quais o produto foi distribuído, mas a agência achou “prudente” publicar a resolução para alertar a população.

Conforme a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) e o Centro Europeu para a Prevenção de Doenças (ECDC), 150 casos confirmados e prováveis de salmonela foram relatados até o dia 8 de abril em nove países, com origem em uma fábrica instalada na Bélgica.

A maioria das infecções aconteceu em crianças menores de 10 anos na Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos e Suécia. A salmonela é um tipo de bactéria que pode causar sintomas como diarreia, febre e dores estomacais.