Pesquisa da Boa Vista revela que gastos com a Páscoa serão maiores que em 2021

Foto: Mauro Schaefer / CP

A maior parte dos consumidores que vão às compras nesta Páscoa pretende gastar mais que em 2021, mas é baixo o número de quem pretende fazer compras para a data. A expectativa consta da pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa de inteligência analítica, onde 44% dos consumidores afirmam que os gastos esse ano serão maiores que no ano anterior. Outros 34% pretendem manter os mesmos gastos do ano passado, enquanto 22% vão gastar menos nessa Páscoa.

Entretanto, apenas 34% dos consumidores pretendem fazer compras para a Páscoa de 2022. Entre os 66% que não pretendem comprar nesta data comemorativa, 33% alega necessidade de priorizar o pagamento de contas do dia a dia. A pesquisa mostrou também que 17% dizem que não costumam fazer compras de Páscoa, e outros 13% afirmam que o aumento dos preços dos produtos (inflação) será o motivo para não comprar.

“A pesquisa revela um salto na pretensão de gastos do consumidor para data, causado mais pelo aumento dos produtos, devido à inflação crescente em 2022, do que pelo maior volume de compras por parte do consumidor, uma vez que a maioria não irá comprar nessa data”, explica Flavio Calife, economista da Boa Vista.

Quando questionados sobre o que levarão em conta na hora de comprar ou não um produto ou serviço para essa Páscoa, 36% dos consumidores responderam que levarão em conta principalmente o preço. Em seguida, 29% levarão em conta a qualidade do produto/serviço desejado. Já 25% vão fazer as compras levando em conta a necessidade.

Do total pesquisado, 65% dos que farão compras pretendem pagar à vista, e os outros 35% de forma parcelada. Entre os que farão o pagamento à vista, o meio de pagamento mais utilizado será o cartão de débito (42%), seguido do dinheiro (25%), e do Pix (23%). Já entre quem vai parcelar, a maioria (90%) utilizará o cartão de crédito.

Os chocolates, conforme esperado, serão os produtos mais procurados (41%) para as compras de Páscoa. 18% dos consumidores pretendem comprar outros alimentos e bebidas, enquanto outros 7% pretendem comprar eletrodomésticos e móveis para a data.