Indústrisa calçadista projeta produzir até 828 milhões de calçados em 2022

Calçados Vulcabras
Crédito: Abicalçados/Divulgação

A produção do setor calçadista brasileiro encerrou o ano passado com um crescimento de 9,8%, o que representa mais de 800 milhões de pares. Entretanto, os resultados ainda é 10,3% menor que o desempenho do setor na pré-pandemia. Para 2022 a projeção da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é expandir a produção em até 2,7% sobre o ano passado, ou 828 milhões de pares de calçados.

Os dados fazem parte da ‘Análise de Cenários – Balanço de 2021 e Perspectivas para a Indústria Calçadista em 2022, da Abicalçados. Entre as justificativas para o resultado estão as circunstâncias econômicas do período da pandemia, com a implantação e retirada de incentivos ao setor produtivo da economia. Segundo a Abicalçados, a produção verificada em 2021 foi, na sua maior parte, para atender às exportações para os Estados Unidos.

Nesse período, os embarques de calçados do Brasil para o exterior cresceram 31% e já superam em 7% o nível anterior à pandemia. A capacidade instalada da indústria setorial no ano passado ficou em 71,5% em um cenário que o setor fez investimentos de 5%.

Conforme dados da Abicalçados, a indústria recuperou em 2021 o volume de postos de trabalho perdidos ao longo de 2020, retomando as mais de 266 mil pessoas empregadas na fabricação de calçados. Somente no primeiro bimestre deste ano foram 13 mil vagas preenchidas.

Em relação ao mercado externo, conforme a associação mais de 16% de toda essa produção prevista será destinada às exportações. Em volume, a Abicalçados espera exportar este ano 9,5% a mais que em 2021, o que poderá levar a um valor em torno de US$ 1 bilhão.