Acusado de ataque em metrô de Nova York pode pegar prisão perpétua

Frank James vai permanecer detido

Foto: Reprodução/Record TV

Um juiz federal dos Estados Unidos ordenou, nesta quinta-feira, que o homem acusado de ter cometido um ataque em massa dentro de um vagão do metrô de Nova York permaneça sob custódia. Promotores disseram que o ataque “aterrorizante” interrompeu a cidade de maneira não vista em duas décadas, na última terça.

Acusado de ferir dezenas pessoas no ataque, crime que pode acarretar sentença máxima de prisão perpétua. Frank James, de 62 anos, compareceu a um tribunal distrital dos Estados Unidos, no Brooklyn, ao lado de defensores públicos, que solicitaram que ele seja submetido a uma avaliação psiquiátrica.

James enfrenta uma acusação federal de atacar violentamente um sistema de transporte de massa. Vestido com um uniforme da prisão, ele falou apenas brevemente para dizer que entendia as acusações.

A juíza magistrada dos EUA Roanne Mann ordenou que James permaneça detido no Metropolitan Detention Center, no Brooklyn, a principal prisão para réus à espera de julgamento federal em Nova York, e concordou com o pedido de avaliação psiquiátrica.

Investigadores dizem estar analisando longos vídeos que James aparentemente gravou e postou no YouTube, que incluíam discursos intolerantes e comentários sobre o prefeito de Nova York, pessoas em situação de rua e o sistema de metrô. A plataforma removeu a conta, nessa quarta-feira, por violar as “diretrizes da comunidade”.

A Polícia prendeu o acusado, nessa quarta, em uma rua na parte baixa de Manhattan a cerca de 8 km do local do ataque, encerrando uma caçada de 30 horas pelo único suspeito do atentado. Advogados dele, porém, disseram a repórteres após a audiência que o próprio James havia ligado ao Departamento de Polícia de Nova York, para se entregar, depois de ter visto a fotografia dele no noticiário.

Na terça, o atirador desapareceu em meio ao tumulto, mas os investigadores disseram que estabeleceram James como suspeito quando uma varredura na cena do crime revelou um cartão de crédito em nome dele e as chaves de uma van que ele havia alugado e deixado estacionada a vários quarteirões.

As autoridades também recuperaram a pistola semiautomática Glock 9 mm usada no ataque, três carregadores de munição, um maçarico, um machado, um saco de fogos de artifício e um recipiente de gasolina.