Comércio brasileiro tem alta de 1,1% no volume de vendas de fevereiro, diz IBGE

Foto: Correio do Povo

O volume de vendas no varejo brasileiro apresentou alta de 1,1% em fevereiro, comparado com o mês de janeiro. A informação consta da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. No primeiro mês de 2022, o comércio tinha avançado 2,1%.

O varejo restrito registrou alta de 1,3% na comparação com fevereiro de 2021 e acumula elevação de 1,7% em 12 meses. A receita nominal do varejo restrito também subiu 2,3% em fevereiro, perante o mês anterior, e aumentou 14,3% na comparação com um ano antes.

No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas subiu 2% na passagem entre janeiro e fevereiro. Já a receita nominal do varejo ampliado registrou crescimento de 2,9% no mês em fevereiro, na série com ajuste sazonal, e de 14,5% ante um ano antes.

Na passagem do primeiro para o segundo mês de 2022, os destaques positivos foram livros, jornais, revistas e papelaria (42,8%), combustíveis e lubrificantes (5,3%), móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (2,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%).

No varejo ampliado, que inclui automóveis e peças e material de construção, houve alta de 5,2% em veículos, motos, partes e peças e queda de 0,4% no material de construção, na série com ajuste sazonal. Das 27 unidades da federação, 26 apresentaram alta no volume de vendas em fevereiro, comparado com janeiro.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile