Vacaria entre cidades que mais abriram vagas no país desde julho de 2020, diz CNC

Foto: Guilherme Almeida/CP

A cidade de Vacaria está no ranking dos 10 municípios brasileiros que mais geraram empregos no país. A informação consta de um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que analisou 5.570 localidades que abriram pelo menos 10 mil empregos formais.

A pesquisa considerou o período de julho de 2020, quando o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) começou a registrar saldos positivos, depois da primeira onda da pandemia do novo coronavírus (covid-19), até fevereiro deste ano. Dois setores impulsionaram a geração de empregos no Brasil.

Os municípios com vocação turística ou aqueles que obtiveram destaque na produção e exportação de produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado internacional, foram aqueles que contribuíram na redução do desemprego no país.

As cidades com maior oferta de empregos foram Porto Seguro (BA) registrou avanço de 52% (10.019); seguido por Vacaria (RS), com 44% (7.164); Araruama (RJ), com 39% (5.019); e Ipojuca (PE), com 37% (7.452).

No período de 20 meses, o mercado de trabalho brasileiro gerou mais de 4,44 milhões de vagas, um avanço de 12% no estoque de todos os municípios.