Defensor-geral do Estado toma posse para mais dois anos no cargo

Reconduzido pelo governador, Antonio Flávio de Oliveira era o mais votado em lista tríplice entregue em março

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Uma sessão solene marcou, nesta segunda-feira, a recondução ao cargo e a posse do defensor público-geral do Estado do Rio Grande do Sul, Antonio Flávio de Oliveira. A solenidade, com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, ocorreu no auditório Romildo Bolzan, do Tribunal de Contas, em Porto Alegre.

Oliveira ocupou a função nos últimos dois anos e permanece à frente do órgão por mais um biênio. Na eleição interna que definiu os nomes da lista tríplice entregue ao então governador Eduardo Leite, em março, ele aparecia como o mais votado.

O Palácio Piratini atribuiu a Ranolfo a decisão de manter Oliveira no cargo. Durante a posse, o governador reforçou a importância do trabalho da Defensoria Pública para a garantia dos direitos dos mais vulneráveis, e desejou sorte a Oliveira.

Já o defensor, ao discursar, relembrou a infância em Vacaria, e o incentivo da mãe para seguir estudando. Também destacou os avanços alcançados durante a última gestão. “Em dois anos realizamos mais de 3 milhões de atendimentos e centenas de mutirões e campanhas. Inauguramos 27 novas sedes e passamos a atender, pela primeira vez na história, em todas as comarcas do Rio Grande do Sul. Ainda que parcialmente, estamos lá acolhendo, ouvindo e proporcionando esperança para milhares de gaúchos e gaúchas”, disse.

Para o próximo biênio, Oliveira destacou como objetivo a continuidade do diálogo com as instituições, do trabalho humanizado e da busca por mais inovação para a entrega de serviços cada vez melhores a quem mais necessita.

Perfil

Antonio Flávio de Oliveira é defensor público da classe Especial. Desde 2016 exerce a função de defensor público-geral para Assuntos Administrativos.

Formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Campus Vacaria, em 1996, trabalhou na Secretaria Estadual da Fazenda, onde permaneceu, de 1991 até tomar posse como defensor público, em 2004.

Desde então, atuou nas comarcas de Vacaria, Encantado, Guaporé e Lagoa Vermelha. Atualmente, permanece ligado à 1ª Defensoria Pública Especializada Criminal do Foro Central Porto Alegre.