Número de registros de inadimplentes sobe 5,1% no país em março

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

O número de registros de inadimplentes no Brasil subiu 5,1% em março na comparação com fevereiro. Conforme a plataforma Boa Vista, com dados apresentados nesta quinta-feira, 7, na comparação interanual houve queda de 4,5%. Com o resultado de março, o indicador fechou o primeiro trimestre com alta de 9,2% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 6,7% ante o quarto trimestre de 2021. No acumulado em 12 meses, o registro de inadimplentes arrefeceu levemente de 4,7% para 4,6%.

Em nota, técnicos da BV comenta que essa desaceleração, contudo, “tende a ser pontual, como a queda mensal em janeiro (-0,7%). Pesa sobre a capacidade dos consumidores de manter as contas em dia a combinação de inflação e juros elevados, expectativa de que este quadro perdure por mais tempo e baixas projeções de crescimento, que podem inibir a contínua recuperação do mercado de trabalho”, menciona a a BV em nota.

O indicador de Recuperação de Crédito, por sua vez, avançou 6,4% em relação a fevereiro e 11,3% na comparação com março de 2021. O índice registrou alta de 13,6% no primeiro trimestre ante igual período do ano passado, mas a variação acumulada em 12 meses arrefeceu de 5,1% para 4,3% neste mês.