Eletrobras vende 32,66% das ações da CEEE-T para a CPFL Energia

Crédito: Foto: Fernando Vieira/CEEE

A Eletrobras comunicou que vendeu a totalidade de sua participação de 32,66% na Companhia Estadual de Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-T), por um valor acima dos R$ 1,10 bilhão, para a CPFL Energia. A compra foi feita pela CPFL Comercialização de Energia Cone Sul, subsidiária da CPFL.

A estatal vendeu três milhões de ações ordinárias e 87,6 mil papéis preferenciais pelo valor de R$ 349,29 por ação por meio de uma oferta pública de aquisição (OPA). A liquidação da operação está prevista para sexta-feira (8).

A venda faz parte do programa de alienação de participações societárias minoritárias, apresentado no plano no plano de negócios para o período entre 2022 e 2026 da companhia. A CPFL Energia detém 14% do mercado nacional de distribuição de energia e atende 687 municípios em quatro estados – São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A RGE, braço da CPFL no estado, responde pela distribuição de cerca de 65% da energia elétrica consumida no estado. É a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas, envolvendo 3 milhões de clientes em 381 municípios. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil quilômetros quadrados.